A Química eficiente do eucalipto

Ir em baixo

A Química eficiente do eucalipto

Mensagem  Andre Pinho em Qua 18 Nov 2009, 14:17

02 de Novembro de 2009

As folhas do eucalipto podem ser usadas como uma fonte verde de um produto químico valioso usado nas fragrâncias e nos fármacos. o p-cymene é um mantimento significativo usado na produção de fragrâncias, de fármacos, de herbicidas e de produtos químicos finos e é obtido atualmente do petróleo. Agora, Benjamin Leita e os colegas do CSIRO Molecular and Health Technologies, Clayton, Australia desenvolveram um método para produzi-lo do componente principal do óleo de eucalipto.



A equipe usou um processo catalítico contínuo que poderia facilmente ser escalado até níveis da produção em massa, diz Leita. O processo é extremamente eficiente, não usando nenhum solvente, e não produzindo nenhum resíduo caro que precise de tratamento. Os subprodutos principais são água, hidrogênio, monóxido de carbono e dióxido de carbono. "Há uma necessidade de crescimento para a produção de compostos aromáticos funcionais de recursos renováveis para substituir alimentações petroquímicas tradicionais, para o uso na indústria, particularmente na produção dos polímeros". qual inspirou a equipe realizar esta pesquisa, explica Leita.

As pesquisas estão baseadas no momento na tentativa de aperfeiçoar as condições catalíticas da reação e para aumentar a seletividade e os rendimentos desta solução verde prometedora como um mantimento alternativo aos combustíveis fósseis, adiciona Leita.
avatar
Andre Pinho
Admin
Admin

Mensagens : 148
Pontos : 372
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/03/2009
Idade : 34
Localização : Rio Grande

Ver perfil do usuário http://www.fnquimica.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum