[Notícias] Capturando o carbono com cobre

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Notícias] Capturando o carbono com cobre

Mensagem  Andre Pinho em Dom 17 Jan 2010, 06:51

15 de Janeiro de 2010

Uma equipe de investigadores da Holanda planejou uma armadilha que pudesse puxar o dióxido de carbono fora do ar.
Os investigadores, conduzidos por Elisabeth Bouwman no instituto de Leiden de química na universidade de Leiden, desenvolveram um complexo de cobre seletivo - predisposto a capturar o CO2 e ignorar outros gases atmosféricos. Igualmente importante, o CO2 prendido pode ser removido por electroquímica, exigindo um potencial elétrico relativamente baixo para substituir os elétrons perdidos.

Uma solução deste complexo de cobre absorve o dióxido de carbono sobe exposição ao ar. O complexo tem dois locais de ligação, com um átomo de cobre em cada um dos locais. os átomos de oxigênio de uma molécula entrante do CO2 ligam a cada um dos átomos de cobre. Os átomos de carbono das duas moléculas ligam uma a outra, criando uma ponte de oxalato entre os dois íons de cobre.



Para retirar para fora o oxalato de modo que o complexo de cobre possa seguir o círculo, a equipe adicionou um sal do lítio à solução e aplicou um potencial de -0.03V relativo ao elétrodo de hidrogênio normal. O lítio se liga ao oxalato, convenientemente precipitando fora da solução, e o potencial, reduzindo os íons de cobre.

Sobre um curso de sete horas, a equipe terminou seis círculos da remoção do dióxido de carbono, Borbulhando CO2 na solução complexa de cobre e então removendo o oxalato com o sal de lítio, demonstrando que o complexo de cobre é um purificador reusável de CO2.

Funcionou como um encanto por um pouco mais de três horas, mas após isso, o acúmulo do oxalato do lítio começou a impedir os elétrodos. Na prática, o precipitado seria colhido, e o oxalato poderia ser convertido em produtos químicos úteis tais como o metanol, o formaldeído, o glicol de etileno do anticongelante, ou o ácido oxálico, que é usado na restauração de madeira e em alguns líquidos de limpeza.

"Nosso estudo é puramente fundamentado e os resultados precisarão de muitos estudos adicionais antes que possivelmente possa ser aplicado em um ajuste industrial, " diz Bouwman. A necessidade de um potencial elétrico significa que a captação do carbono ainda viria a dar custos.

Andre Pinho
Admin
Admin

Mensagens : 148
Pontos : 372
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/03/2009
Idade : 33
Localização : Rio Grande

Ver perfil do usuário http://www.fnquimica.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum