[Curiosidades] Peste Bubônica

Ir em baixo

[Curiosidades] Peste Bubônica

Mensagem  Andre Pinho em Sex 03 Jul 2009, 15:15

Que inseto já matou mais pessoas durante a história do que todas as guerras que já foram lutadas?

A pulga. Em 1330, a peste bubônica (ou peste negra) começou a se espalhar pelas rotas de comércio da Ásia até o norte da África, Europa e oriente médio. Foi causada por uma bactéria conhecida como Yersinia Pestis. Este micróbio normalmente infecta ratos, e é espalhada pelas pulgas dos ratos, as quais se alimentam de humanos.
É possível que a falha nas plantações na China tenham iniciado a epidemia. Ratos deixaram os campos para procurar por comida em habitações humanas, trazendo suas pulgas junto. As pulgas mordiam essas pessoas, as mesmas ficavam doentes e transmitiam a doença pela tosse e secreções. Quando a peste bubônica atingia, sua vitima desenvolvia febre alta, batidas cardíacas aceleradas somadas a dor na cabeça e nos músculos. Então os linfonodos* inchavam. Após isso vinha as hemorragias subcutâneas, que criavam marcas escuras as quais deram o nome a essa terrível doença de peste negra. As vítimas na maioria dos casos desenvolviam pneumonia. Em um período de 20 anos, de 1330 a 1350, a peste bubônica matou em torno de um terço a população da Europa.

*Linfonodos: são pequenos órgãos perfurados por canais que existem em diversos pontos da rede linfática, uma rede de ductos que faz parte do sistema linfático.



Fonte: Dr.Joe & what you didn’t Know – 177 fascinating questions & answers about the chemistry of everyday life.
Autor: Dr.Joe Schwarcz
Páginas: 123,124.
Tradução: André Pinho.
avatar
Andre Pinho
Admin
Admin

Mensagens : 148
Pontos : 372
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/03/2009
Idade : 34
Localização : Rio Grande

Ver perfil do usuário http://www.fnquimica.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum