Água: Fonte de Vida

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Água: Fonte de Vida

Mensagem  Convidad em Ter 02 Fev 2010, 06:36

A molécula da água é a mais abundante do nosso organismo, a mais abundante do nosso planeta e a mais extraordinária e anômala que se tem conhecimento. É impossível existir vida sem água e onde existe água certamente são viáveis os processos vitais. Acredita-se que a água (H2O) é a segunda molécula mais abundante no Universo, atrás apenas do hidrogênio (H2). A água é o componente biológico essencial à manutenção da vida animal e vegetal.
Líquido incolor e inodoro, a água como todas as substâncias, é formada por partículas minúsculas chamadas átomos, que agrupados formam as moléculas. A molécula da água é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Esses átomos se arranjam no espaço, com disposição não linear das ligações formando o que chamamos de pontes de hidrogênio estabelecendo zonas positivas e negativas na molécula formando assim um ângulo de 104,5°, garantindo propriedades peculiares e fundamentais a vida. Devido esta polaridade, as moléculas de água se organizam através da atração mantida entre pólos opostos (+ / –) entre moléculas distintas.

Graças a isso há uma forte atração, denominada coesão molecular, que no estado líquido desta substância promove alta tensão superficial. A polaridade também garante à molécula de água, desempenhar importantes reações extra e intra-celular desde a solubilidade de outros compostos (proteínas, carboidratos, lipídios) até a quebra por hidrólise da Adenosina Tri-fosfato (ATP), para geração de “energia” celular. A água também participa da regulação térmica dos seres vivos. Por apresentar alto calor específico permite a absorção de uma elevada quantidade de calor, com baixa variação de temperatura, ou seja, uma pessoa em estado febril tem sua sudorese aumentada para que a evaporação da água contida no suor absorva o calor corpóreo, para diminuição da temperatura do indivíduo.
Os oceanos compõem cerca de 70% da superfície do planeta, e os continentes ocupam o restante, isto é, quase 2/3 do planeta são cobertos de água. Porém, a maior parte dessa água é imprópria para consumo. Do total, 97% é água do mar; 1,75% está congelada nos pólos ou em outras geleiras; 1,243% está submerso em lençois subterranêos. Sobram apenas 0,007% de água boa para ser usada.
O Brasil é o grande reservatório de água do mundo pois tem a maior reserva hidrológica do planeta (11, 6 % da água doce disponível no mundo está no Brasil, perfazendo 53% dos recursos hídricos da América do Sul). O Aqüífero Guarani é o maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo. Está localizado na região centro-leste da América do Sul. Sua maior ocorrência se dá em território brasileiro (2/3 da área total), abrangendo os Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) através da resolução 20/86, classifica as águas no Brasil de acordo com a sua salinidade. Salinidade inferior ou igual a 0,5% é água doce, com salinidade entre 0,5% e 30% é água salobra e com salinidade superior a 30% é água salina.
A ANA (Agência Nacional de Águas), criada em julho de 2000, tem o objetivo de disciplinar a utilização dos rios, de forma a evitar a poluição e o desperdício, para garantir água de boa qualidade para as futuras gerações.
A capacidade de renovação das águas durante o ciclo hidrológico e sua agilidade de auto-purificação, permite a relativa conservação, por um longo período, da quantidade e qualidade das águas doces. Isso dá a falsa idéia de que a água é um recurso inesgotável. Água é muito mais do que H2O. Ela é fonte de vida, e por isso cada um de nós é responsável por cuidar e preservar esse bem.
Fonte: http://alquimistaspontocom.blogspot.com/2008/08/blog-post.html

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum