[Curiosidades] O que acontece com o alcool quando o vinho vira vinagre?

Ir em baixo

[Curiosidades] O que acontece com o alcool quando o vinho vira vinagre?

Mensagem  Andre Pinho em Qua 08 Jul 2009, 15:28

O que acontece com o alcool quando o vinho vira vinagre?

Simples, ele desaparece. Porque é o alcool que se converte em vinagre. Mas mesmo questões simples como essa possui histórias interessantes.
Quando o alcool no vinho se transforma em vinagre, há dois processos envolvidos. O primeiro é relativamente pequeno. Etanol o alcool das bebidas, reage com o oxigênio para formar o ácido acético, uma solução diluída a qual damos o nome de vinagre. Isso apenas acontece com uma pequena parte, por que o vinho não chega a entrar em contato com grandes quantidades de oxigênio. O que realmente faz o vinho se transformar em vinagre é uma bactéria chamada Acetobacter Aceti.
Essa bactéria bem comum, produz uma enzima que converte o etanol em ácido acético. Pode ser encontrada nas uvas usadas para fazer o vinho, mas o mais típico modo de contaminação é a mosca. É por isso que os viticultores tomam diversas precauções quanto a manter esses insetos longe de suas misturas de fermentação. Uma vez que a acetobacter se instala, ela começa a se multiplicar e formam uma base de celulose, com aparencia de gelatina chamada de mãe do vinagre.
Nas Filipinas essa substância é considerada uma iguaria. Um doce tradicional das Filipinas chamado de nata de coco ou nata de pina, é feita pela mistura dessa celulose bacterial com açucar.
Geralmente a conversão de alcool em vinagre é considerada indesejada, mas nem sempre. Vinagre de vinho é um item popular nas cozinhas de todo mundo, é feito pelo contato da mãe do vinagre com o vinho comum, para encorajar a produção de ácido acético. Muitas pessoas preferem o vinagre de vinho do que o vinagre comum, pois além de apenas ser o ácido acético, possui vários outros componentes que apenas são produzidos pela fermentação original.
É possível de se fazer vinagre sem utilizar o vinho. Etanol pode ser feito com o etileno, que é feito a partir do petróleo. O etanol pode ser convertido para ácido acético ao reagir com oxigênio. Enormes quantidades de ácido acético são produzidas industrialmente desse jeito. Diluindo o ácido acético puro em água em uma concentração de 5% produz vinagre. E se tudo que você pretende fazer com ele é limpar suas botas ou por algumas gotas em suas batatas fritas, então ele já é suficiente. Mas se está esperando convidados para o jantar e for servir salada, use o vinagre de vinho. E de sobremesa, porque não oferecer um pouco de nata de coco?
avatar
Andre Pinho
Admin
Admin

Mensagens : 148
Pontos : 372
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/03/2009
Idade : 34
Localização : Rio Grande

Ver perfil do usuário http://www.fnquimica.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum