[Curiosidades] Que interesses cientistas que estudam vulcões tem em comum com os que estudam fabricação de vinho?

Ir em baixo

[Curiosidades] Que interesses cientistas que estudam vulcões tem em comum com os que estudam fabricação de vinho?

Mensagem  Andre Pinho em Ter 14 Jul 2009, 10:22

Que interesses cientistas que estudam vulcões tem em comum com os que estudam fabricação de vinho?

Ambos estão interessados na química do dióxido de enxofre. Aproximadamente 300,000,000 toneladas de dióxido de enxofre são liberados na atmosfera todo ano, e metade dessa quantidade vem dos vulcões. O resto é resultado da atividade humana. Sempre que o carvão ou o petróleo queima, um pouco de enxofre (que está sempre presente) se combina com o oxigênio para formar o dióxido de enxofre. Não importa a sua fonte, o dióxido de enxofre oxida no ar formando o trióxido de enxofre, que se dissolve na chuva formando o ácido sulfúrico. Temos então a chuva ácida!! Vulcanologistas estudam erupções vulcânicas para determinar como tal atividade afeta a produção de chuva ácida.
Mas quanto aos viticultores? Eles tem usado o dióxido de enxofre desde os antigos romanos para controlar o crescimento de fungos no vinho. Tradicionalmente eles queimariam o enxofre perto do suco da uva para matar os fungos indesejáveis, antes de iniciar a produção do vinho. Hoje, em vez de queimar enxofre, muitos viticultores usam tabletes de metabissulfito de sódio. Esses liberam o dióxido de enxofre necessário.
Algumas pessoas são sensíveis ao dióxido de enxofre, mesmo em pequenas quantidades, e podem sofrer diversas reações, incluindo anafilaxia (choque anafilático). Isso é raro, nossos corpos são na verdade acostumados a lidar com o dióxido de enxofre, porque ele se forma quando metabolizamos certos aminoácidos. Ele é usualmente descontaminado pela conversão em sulfatos, que excretamos sem perigo algum.
Dióxido de enxofre preserva a vitamina C nos alimentos, por isso há muito interesse nesse composto por diversos cientistas.
avatar
Andre Pinho
Admin
Admin

Mensagens : 148
Pontos : 372
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/03/2009
Idade : 34
Localização : Rio Grande

Ver perfil do usuário http://www.fnquimica.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum