A promessa das algas

Ir em baixo

A promessa das algas

Mensagem  Andre Pinho em Seg 20 Jul 2009, 06:42

Fonte:Chemistry World News 2008

Enquanto a campanha publicitária que cerca o álcool etílico derivado do milho se desvanece, o interesse nos combustíveis líquidos colhidos de uma fonte biológica alternativa - algas - está aumentando rápidamente.
A Carbon Trust da Inglaterra lançou uma nova iniciativa no valor de £30 milhões em cima desses combustíveis biológicos (as algas), começando a oferecer até £500,000 do financiamento para laboratórios que provarem ter feito descobertas significantes sobre o assunto.
Se estes provarem o sucesso, a organização tem esperanças de começar uma segunda fase para suportar a produção da grande escala de óleo de algas.
As algas como um combustível para meios de transporte é claro, a princípio. As algas são organismos unicelulares que realizam fotossíntese, como as plantas, usam a energia do sol para converterem CO2 e água em carboidratos (tanto açucar quanto ámidos), que podem ser extraídos e processados em combustíveis de hidrocarboneto.
Então, como sementes de alimentos e biomassa arborizada, as algas podem ser uma fonte de energia cultivada em alta escala, aliviando os medos sobre a segurança energética.
E a tecnologia poderia igualmente ser sustentável e neutra, evitando o uso de combustíveis fósseis escassos e reduzindo as emissões de gases do efeito estufa - que não é o caso da maioria dos métodos atuais que produzem combustíveis utilizando sementes.
Mas a principal atração nas algas é que tais organismos podem crescer em locais tão diversos quanto áreas desertas ou desertos, contanto que sejam próximos a uma fonte de água e preferivelmente a uma fonte rica de dióxido de carbono.
Em um grande contranste com os combustíveis derivados de árvores que utilizam uma terra valiosa à produção de alimentos, de acordo com a Carbon Trust, as algas podem produzir de 6 a 10 vezes mais energia que os biocombustíveis comuns.

avatar
Andre Pinho
Admin
Admin

Mensagens : 148
Pontos : 372
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/03/2009
Idade : 34
Localização : Rio Grande

Ver perfil do usuário http://www.fnquimica.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum