[Curiosidades] Qual o elemento mais pesado a ocorrer naturalmente?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Curiosidades] Qual o elemento mais pesado a ocorrer naturalmente?

Mensagem  Andre Pinho em Sex 24 Jul 2009, 09:37

O urânio, com o número atômico 92. O número atômico é o número de protons no núcleo de um átomo, e define o elemento. Mas quando há mais que 92 prótons, o núcleo é desestabilizado e se decompoe formando outros elementos. Sabemos disso devido ao fato de que cientistas já fizeram tal núcleo, e observaram que o mesmo só é estável por uma fração de segundo.
Mas como fizeram esse núcleo? Empregando o processo que os antigos alquimistas tanto procuravam alcançar: transmutação. Mudando um elemento em outro. Mas tal processo não é realmente apenas parte do mundo da Química, pertence mais ao mundo da física, fusão nuclear e aceleradores de partículas que valem milhões de dollares. Cientistas fizeram o elemento 112, por exemplo, acelerando íons de Zinco (número atômico 30) a altas energias os jogando em direção a um certo alvo (de número atômico 82). Por menos de um milésimo de segundo, um núcleo com 112 protons realmente existiu. Ele decaiu quase que imediatamente em outros elementos, mas os cientistas foram capaz de identificá-lo por um teste em seu padrão de decaimento.
Como se chama? a nomenclatura provisória para o elemento 112 é chamada unúmbio com o símbolo Uub, existe muita discussão entre cientistas quanto a essa situação. Não existem regras quanto a nomeação, elementos já foram nomeados em homenagem a países, como o germânio em homenagem a germany (alemanha), à pessoas como o mendelévio, em homenagem ao químico Mendeleev, e também à planetas, como o urânio. Mas há boatos de que se chamará Copérnico em homenagem ao famoso ástronomo e matemático, bom, até decidirem o átomo com certeza já desapareceu.


André Pinho


Corrijam meus erros, a idéia é essa.
Abraços.
avatar
Andre Pinho
Admin
Admin

Mensagens : 148
Pontos : 372
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/03/2009
Idade : 33
Localização : Rio Grande

Ver perfil do usuário http://www.fnquimica.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum